“Agora é cada um por si.”

– Supermax

 

Olá Bibliófilos!

 

Hoje vou falar sobre uma série cujo lançamento causou frisson na internet e gerou muita expectativa entre o público: Supermax, produzida pela Rede Globo é a primeira série de terror brasileira exibida em um canal aberto.

A trama tem como ponto de partida um reality show nada convencional filmado em uma prisão de segurança máxima desativada no meio da floresta amazônica. Os 12 participantes que disputam o prêmio de 2 milhões de reais tem uma coisa em comum: todos eles já foram condenados por algum crime.

Tudo parece ir bem até que no dia seguinte a estreia do reality os participantes percebem que perderam contato com a produção do programa. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer fazendo com que eles já não saibam mais o que é ou não realidade.

 

Supermax - logo

Logo de cara podemos perceber que houve sim alguma inspiração em séries americanas de sucesso como The Walking Dead, America Horror History, True Detective, Supernatural e Lost. Mas isso não chega a estragar a trama, as referências estão ali, mas há também muita coisa original, além disso quando a TV aberta brasileira resolve investir em uma série de terror, temos que dar pelo menos uma chance.

Não pretendo dar spoilers, então elaborei uma relação de motivos pelos quais acredito que Supermax merece sua atenção. Bora ver?

Supermax - presídio

O presídio de Supermax

Ousadia e ineditismo

Supermax é um projeto ousado, pois além de investir em um gênero pouquíssimo abordado em produções brasileiras, aposta em um conceito diferente ao recrutar escritores ligados ao universo literário e do cinema para escrever a trama. Esse estilo de criação, com várias cabeças trabalhando em um roteiro pode ser comum na produção de séries estrangeiras mas é novidade aqui no Brasil. Dentre os 9 roteiristas temos escritores brasileiros que fazem sucesso nos gêneros de terror e fantasia, como Raphael Draccon e Raphael Montes.

Supermax - cena

Tem sangue, mas na medida certa

A trama densa

A história de Supermax é complexa, os episódios são tensos e vemos situações extremas acontecendo o tempo todo, esteja preparado para cenas fortes e chocantes. Você não sabe o que esperar e nenhum personagem está a salvo, nenhum mesmo.

Supermax -participantes

Os participantes… um mais estranho que outro

Personagens dúbios

Em Supermax só se pode ter uma certeza com relação aos personagens: ninguém ali é santo. Todos, sem exceção, tem um lado obscuro que só vamos conhecendo ao longo dos episódios. Os personagens são capazes de atitudes moralmente questionáveis mas ao mesmo tempo tem seu lado humano. Ao longo da trama você se vê mudando de opinião sobre eles o tempo todo.

Supermax - cena

Tem cenas fortes sim senhor!

Efeitos especiais nunca vistos na TV brasileira

 

Li algumas críticas a respeito dos efeitos especiais e comparações com as séries americanas, mas sinceramente não vi motivo para tanto. Os efeitos são bons e na medida necessária para a trama, além disso temos que dar o crédito para a inovação que tudo isso representa para as produções nacionais. Não estou aqui para pregar a ideia que temos que gostar porque é uma série brasileira, só acho que devemos reconhecer o enorme avanço que colocar efeitos especiais carregados de terror em plena TV aberta é algo a ser reconhecido. Duvido que você, ao assistir determinadas cenas, não fique impressionado.

Supermax - cena

Criaturas medonhas !

Ganchos excelentes

 

A cada final de episódio os roteirista jogam uma bomba para o público. Os ganchos para o episódio seguinte é sempre algo surpreendente, assustador ou chocante. Causa aquele efeito bem conhecido entre os espectadores acostumados a acompanhar as séries estrangeiras: o desespero para assistir o próximo episódio.

Por fim só posso recomendar essa série ousada e surpreendente e desejar vida longa a esse novo nicho para as produções brasileiras. Que Supermax seja a primeira de muitas!

Até a próxima bibliófilos, continuem lendo (e assistindo) com a gente !

Supermax

Vem assistir Supermax….

Onde assistir

Globoplay – temporada completa

DVD – temporada  completa em 4 discos