“- Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres de Cima – onde você morava – e a Londres de Baixo – o submundo – habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas.”

 

Lugar Nenhum foi meu primeiro contato com o escritor Neil Gaiman e foi amor à primeira lida ! Este é um dos primeiros romance do autor, talvez por isso não seja tão conhecido. Uma curiosidade que descobri pesquisando é que Lugar Nenhum foi lançado inicialmente como uma minissérie para a TV britânica e posteriormente, Gaiman resolveu escrever a história em forma de romance.

Na trama, Richard é um jovem escocês que vai morar em Londres em busca de oportunidades melhores, lá ele consegue um emprego, uma linda noiva e um amigo para todas as horas. Richard é um jovem normal com um futuro promissor, mas em uma determinada noite sua vida vira de cabeça para baixo, literalmente. Ao socorrer uma estranha jovem na rua algo inusitado e surreal acontece, Richard começa a ficar invisível, não no sentido literal, mas as pessoas que ele conhece passam a simplesmente não enxergá-lo, é como se ele tivesse deixado de existir.

Tentando entender o que está acontecendo, Richard descobre uma outra Londres, subterrânea,  chamada Londres de Baixo, e é para lá que as circunstâncias o acabam levando. Esta Londres é povoada por seres muito estranhos – monstros, criaturas mágicas, monges perigosos e pessoas que como ele, “caíram” nessa Londres e deixaram de existir na Londres de Cima. Neste mundo estranho ele acompanha a jovem que tentou ajudar, chamada Door, em uma jornada em busca de uma chave mágica que pode salva-la de seus perseguidores e ainda  leva-lo de volta para Londres de Cima.

“Eu achava que queria isto. Que queria uma vida legal, normal. Bom, talvez eu seja louco. Talvez. Mas se isto for tudo, então eu não quero ser normal. Entende?”

Lugar nenhum - neil gaiman

Créditos da foto: Leia com a gente

A narrativa é bem ágil e o leitor é convidado a conhecer este mundo sob a perspectiva de Richard. Os demais personagens  são apaixonantes, com um destaque para o Marques de Carabas, que ajuda Richard em várias situações  e os vilões Vandemar e o Croup, que apesar de cruéis, são muito engraçados.

“Lugar Nenhum” é o que podemos chamar de fantasia urbana pois traz uma história contemporânea recheada de elementos fantásticos. Gaiman , usando a fantasia, nos aponta uma realidade que está ao nosso alcance, mas muitas vezes deixamos de enxergar e de perceber.

A Londres de Baixo, povoada por pessoas esquecidas e lugares abandonados pode ser comparada às coisas do nosso dia-a-dia que nem notamos, ou se notamos, esquecemos logo , como lugares degradados, moradores de rua, sujeira, pessoas marginalizadas e relegadas a um mundo “à parte” do nosso. Esse submundo está lá, na Londres de Baixo criada por Gaiman.

Uma história gostosa de ler e com um final encantador, daquelas que quando terminamos, ficamos pensando no que terá acontecido após aquela última linha.

Ficou com vontade de ler o livro? A edição que ilustra esse post é da editora Conrad e está esgotada, mas recentemente a Intrínseca relançou todas as obras de Gaiman e Lugar Nenhum está entre elas. Que bom!

Lugar nenhum - neil gaiman

Créditos da foto: Leia com a gente

Série

Neverwhere é o nome da minissérie que antecedeu o livro e foi lançada em 1996. Criada por Neil Gaiman e Lenny Henry para o canal BBC de Londres, teve somente uma temporada com 6 episódios. De acordo com o site  Deadline, o diretor Francis Lawrence (Jogos Vorazes), está trabalhando em uma nova adaptação para a TV do livro “Lugar Nenhum”, vem coisa boa por aí !

Até a próxima Bibliófilos! Leia com a gente ! 

Título: Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Editora: Conrad
Ano: 2007
Gênero: Fantasia
Páginas: 336
Adicione: Skoob