“A outra parte da livraria fica empilhada em cima e atrás de tudo isso, nas prateleiras com escadas altíssimas, e contém volumes, que, pelo menos segundo o Google, não existem. Pode confiar em mim. Eu procurei. Muitos têm aparência de antiguidades – com couro rachado, títulos folheados a ouro -, mas outros são recém-encadernados com capas novinhas. Então, não têm nada de antigos. Eles são apenas…especiais.”

 

A trama de A livraria 24 horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan, nos conta a história de Clay Jonnes, um web-designer que perde o emprego e após um período sem conseguir outra colocação em sua área, resolve sair pelas ruas de São Francisco a procura de qualquer vaga disponível. Após muita peregrinação ele se depara com um anúncio de “Procura-se Atendente” em uma livraria 24 horas. Clay é contratado e começa a trabalhar no turno da noite, mas ele logo percebe que aquela não é uma livraria comum: pouquíssimo movimento, clientes estranhos, regras que não podem ser quebradas, livros dos quais ele não deve se aproximar, e vários outros mistérios.

 

“Livros antigamente, eram algo de altíssima tecnologia. Não são mais.”

 

Créditos da foto: Leia com a gente

 

 

Atormentado por perguntas sem respostas, Clay mergulha nesse mistério na companhia de sua quase namorada Kat, uma bela e inteligente funcionária do Google e de seu melhor amigo Neel, um nerd milionário. A partir daí a trama passa a apresentar pistas que os personagens vão seguindo a fim de descobrir a verdade. Em muitos momentos eles comparam a situação a um jogo de RPG, o que traz um tempero especial à trama.

 

” – Acho que amo os livros porque eles são silenciosos e eu posso levá-los ao parque. – Ela aperta os olhos. – Ele ficou me observando sem dizer uma palavra. Então, eu falei: “Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são os meus melhores amigos.”

 

A princípio, o que atraiu minha atenção neste livro foi a capa e o título. A capa é linda e realmente chama a atenção dos apaixonados por livros e o título é bem curioso e remete a um clima de mistério. Comecei a leitura sem grandes expectativas e me surpreendi! A história realmente prende, afinal há todo o mistério e um enigma a ser desvendado, mas não é só isso que te deixa com vontade de não parar de ler, todos os personagens são carismáticos e bem construídos, se encaixando perfeitamente à trama.

 

O enredo apresenta, além de um mistério a ser revelado, todo um paralelo entre o universo dos livros e o das novas tecnologias, mesclando muito bem esses dois mundos e nos mostrando que eles podem caminhar juntos em harmonia. Sloan mistura fantasia com nuances de ficção científica, mas de uma forma agradável e por mais que algumas situações pareçam surreais, você tem a impressão de que essa história poderia realmente ter acontecido.

 

Créditos da foto: Leia com a gente

 

 

 

“Nada dura para sempre. Todos ganhamos vida, reunimos aliados e construímos impérios e morremos tudo em um único instante… talvez numa única pulsação de algum processador gigante em algum lugar.”

 

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma leitura leve, mas também levanta algumas reflexões sobre como aliar o conhecimento antigo e as novas tecnologias. É uma história que fala sobre a paixão pelos livros e pela tecnologia, e sobre como essas duas paixões podem coexistir.

 

Por fim, podemos descrever a trama como uma divertida aventura nerd, com um enredo bem original. É uma história instigante e bem humorada, vale a leitura!

 

Terminei o livro com vontade de ler As Crônicas da Balada do Dragão, a série literária preferida do protagonista e que norteia algumas de suas ações. É uma pena que ela não exista na vida real !

 

Fique agora com o booktrailer feito pela editora Novo Conceito, é bem bacana!

 

Até a próxima Bibliófilos ! Continuem lendo com a gente !

 

 

 

 

Título: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Autor: Robin Sloan

Editora: Novo Conceito

Ano: 2013

Gênero: Aventura

Páginas: 288

Compre aqui