“O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo.”

Quatro minutos podem mudar sua vida? Hadley vive se atrasando para tudo e não foi diferente com o voo que deveria pegar para Londres naquele dia, mas o que parecia ser apenas um imprevisto acaba provocando mudanças imprevisíveis em sua vida.

A trama de Jennifer E. Smith tem como protagonista Hadley, uma adolescente que nunca aceitou muito bem a separação dos pais. Seu humor piora quando o pai – que mora em Londres –  decide se casar novamente com uma mulher que Hadley sequer conhece e ela é obrigada a comparecer ao casamento.

No dia da viagem ela tem alguns imprevistos e acaba perdendo o seu voo por apenas quatro minutos de atraso. Presa no aeroporto de Nova York esperando pelo próximo voo disponível ela conhece Oliver, um jovem britânico que aguarda o embarque no mesmo voo. Uma série de circunstâncias e coincidências acabam os aproximando e  fazendo com eles desejem que essa viagem demore muito para terminar.

“Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes.”

Este é o tipo de leitura fácil e leve, com uma história fofa que acaba cativando. O trama se passa em apenas 24 horas, e é o tipo de livro que a gente devora rapidinho. Mas apesar da leveza e simplicidade, a autora aborda um tema delicado, que é sentimento de uma adolescente diante da separação dos pais e a sensação de abandono e revolta. Hadley ama o pai e se ressente muito da falta que ele faz em sua vida, mas sem saber como lidar com essa distância ela acaba transformando todos esses sentimentos sufocados em revolta e agressividade.

“Era tudo culpa dele, e ainda assim o ódio que sentia era a pior forma possível de amor, era uma saudade que torturava, um sonho que fazia o coração doer dentro do peito. Não tinha como ignorar a sensação de que se tornaram duas peças de quebra-cabeças diferentes e nada no mundo podia fazê-los se encaixar novamente.”

Aliado a isso temos um encontro casual, em uma situação inesperada, que acaba resultando numa grande surpresa para a protagonista. Oliver tem um charme que encanta Hadley, mas ele também tem seu próprio drama escondido por trás do humor irônico.

Créditos da foto: Leia com a gente

“Oliver é como uma música que ela não consegue esquecer. Por mais que tente, a melodia do encontro entre os dois fica tocando na cabeça repetidamente, cada vez mais agradável, como uma canção de ninar, como um hino; não tem como ficar cansada daquilo.”

Ao desembarcarem em Londres uma confusão faz com que eles se percam um do outro, o que não impede que Hadley continue pensando em Oliver. Paralelo a essa confusão de sentimentos, Hadley tem que enfrentar o encontro com o pai e com sua nova madrasta.

“Ela não sabia que era possível sentir falta de uma pessoa que está bem na sua frente, mas era. Já sentia tanta falta dele que estava sem reação.”

A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é uma história delicada sobre relações familiares, segundas chances e amor. No final chegamos a conclusão de que os pequenos “imprevistos” do nosso dia-a-dia podem ser determinantes para que algo aconteça … ou não!

“— O que você estuda de verdade? Ele se afasta para olhar para ela.
— A probabilidade estatística do amor à primeira vista.
— Que engraçadinho — diz ela. — Fale a verdade.
— Estou falando sério.
— Não acredito em você. 
— As pessoas que se encontram em aeroportos têm 72 por cento mais chance de se apaixonarem que as pessoas que se encontram em outros lugares.”

Adaptação Cinematográfica

Já faz algum tempo que li este livro e na época lembro de ter pensado que daria um ótimo filme estilo comédia romântica. Qual não foi minha surpresa ao procurar uma imagem para este post, e me deparar com a notícia de que sim, os direitos autorais da obra foram comprados e o filme já está em fase de pré-produção! Ainda não há uma previsão de datas para o lançamento, mas o casal protagonista já foi escolhido! Os atores Robert Sheehan e Hailee Steinfeld interpretarão Oliver e Hadley. Vamos aguardar! E vocês, gostaram da escolha do casal protagonista?

Ficha Técnica

Título: A probabilidade estatística do amor à primeira vista

Autor: Jennifer E. Smith

Editora: Record Galera

Gênero: YA

Adicione no Skoob

Até a próxima Bibliófilos! Continuem lendo com a gente!