São tempos difíceis para as livrarias. Mal nos recuperamos do fim das lojas físicas da FNAC e do pedido de recuperação judicial da rede de livrarias Cultura chega mais uma notícia triste para os amantes das livrarias: a rede Saraiva anunciou o fechamento de 20 livrarias no país.

Nesta segunda-feira, 29, a rede Saraiva anunciou oficialmente que 20 de suas lojas físicas estão sendo fechadas. Dentre as unidades desativadas estão lojas em Londrina, Santos (Avenida Ana Costa), Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.

Em comunicado oficial, a Saraiva disse que  o fechamento de lojas faz parte de uma série de medidas voltadas a otimização do negócio e fortalecimento de suas operações de e-commerce. Restam ainda 84 livrarias físicas em funcionamento.

O mercado editorial brasileiro vem enfrentado uma crise sem precedentes e que acaba causando um impacto negativo também nas redes de livrarias. Aos leitores que não abrem mão da experiência de frequentar lojas físicas, folhear os livros e sentir a atmosfera que só uma livraria é capaz de oferecer resta a torcida para que essa maré ruim seja superada, afinal todo leitor ama uma livraria e é muito triste assistir suas portas sendo fechadas.

 

Livraria Saraiva fecha as portas em Santos (Foto: Pedro Carvalho)

 

Confira abaixo a íntegra do comunicado feito pela Saraiva:

 

A Saraiva informa que, ante os desafios econômicos e operacionais do mercado e indicadores que retratam uma mudança na dinâmica do varejo, tem tomado uma série de medidas voltadas para a evolução da operação e perenidade do negócio. Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal. A empresa inaugurou neste ano quatro lojas dentro do novo conceito nas cidades de Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Olinda (PE). A empresa continua a investir em seu futuro e reforçará sua estratégia voltada para o digital, com uma operação, cada vez mais, omnichannel para atender seus clientes em todas as plataformas, e passa a contar com 84 lojas físicas e e-commerce. Este último, com crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 38,4% do total de vendas da companhia no segundo trimestre de 2018. Esse resultado reflete o investimento na transformação do negócio, com ações interativas e a integração de novas soluções que trazem mais agilidade e consistência aos dados obtidos, melhorando a experiência em nosso canal e-commerce. Além disso, a empresa focará seu negócio no mercado de livros, que representa a essência da companhia e é hoje a categoria mais vendida pela rede. Complementar ao universo de leitura continua a ofertar produtos de papelaria, games, filmes e música. Com isso, os itens de tecnologia, que incluem telefonia e informática, passarão a ser vendidos no modelo de negócio de marketplace próprio, que atualmente já opera integrado ao nosso e-commerce. Dentro do marketplace conseguimos com uma curadoria ampliar o sortimento de produtos. Esta operação é parte da transformação digital da companhia, que vem agregar uma experiência ainda mais qualificada e inclui categorias de produtos complementares e em sinergia ao negócio, como smartphones, computadores, brinquedos, artigos de decoração, entre outros. Somos uma empresa com 104 anos e uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento do país. Estamos presente em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, além da operação de e-commerce que cobre todo o território nacional. Somos participantes ativo da vida das pessoas, de crianças, jovens a adultos. Acreditamos na transformação por meio do acesso à cultura e educação e reforçamos a nossa crença de ter a leitura como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do Brasil.