Olá Bibliófilos!

Quem aí nunca leu, postou, curtiu ou compartilhou alguma frase atribuída ao livro As Aventuras de Alice no País das Maravilhas? O clássico infantil escrito por  Lewis Carroll – que na verdade era um pseudônimo do inglês Charles Lutwidge Dodgson – foi publicado pela primeira vez em  1865 mas continua atemporal e conquistando mais leitores a cada nova geração.

O enorme sucesso das aventuras da garota chamada Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares deve-se não só a trama muito bem bolada, mas também aos seus diálogos inteligentes e frases filosóficas e que trazem ensinamento e reflexões mais profundas em suas entrelinhas. Não é a toa que a web está repleta de citações da obra nos mais variados contextos.

Pensando nisso separei algumas das minhas citações prediletas de Alice no País das Maravilhas. Leia, copie, compartilhe e espalhe à vontade por aí!

“Não é que eu goste de complicar as coisas, elas é que gostam de ser complicadas comigo.”

Alice no país das maravilhas - imagem

“Mas eu não quero me encontrar com gente louca”, observou Alice.
” Você não pode evitar isso”, replicou o gato.
“Todos nós aqui somos loucos.Eu sou louco,você é louca”.
“Como você sabe que eu sou louca?” indagou Alice.
“Deve ser”, disse o gato, “Ou não estaria aqui”.

 

Alice no país das maravilhas - imagem

“Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva; tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinho.”

Alice no país das maravilhas - imagem

“Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato que ria.
”Depende”, respondeu o gato.
”De quê?”, replicou Alice;
”Depende de para onde você quer ir…”

Alice no país das maravilhas - imagem

“Meu Deus, meu Deus! Como tudo é esquisito hoje! E ontem tudo era exatamente como de costume. Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei hoje de manhã? Estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: ‘Quem é que eu sou?

Alice no país das maravilhas - imagem

 

Ficou com vontade de ler o livro? Confira algumas edições:

 

Alice | Coleção Clássicos Zahar | 2016

O livro reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho , obras-primas de Lewis Carroll. Além da primorosa tradução vencedora do Prêmio Jabuti, o livro inclui centenas de notas esclarecendo passagens antes nebulosas, trocadilhos de época, enigmas lógicos e referências à vida pessoal do autor. Traz ainda todas as incríveis ilustrações originais de John Tenniel, além de esboços recém-descobertos.

 

 

Alice. Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá | Zahar – Edição Comemorativa | 2015

Edição comemorativa de 150 anos da publicação da obra, reúne em um só volume as duas obras mais emblemáticas de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. A edição traz texto integral em excelente tradução vencedora do Prêmio Jabuti, além de projeto gráfico primoroso em dupla face, capa dura e com ilustrações de uma especialista e habitante do mundo de Alice: Adriana Peliano, artista plástica e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil.

 

Aventuras de Alice no País das Maravilhas | Editora Globo | 2014

A edição promove o encontro de Lewis Carroll, precursor da literatura de vanguarda no século 19, com Yayoi Kusama, pioneira da pop art e do minimalismo no século 20. O resultado, potencializado pela tradução de Vanessa Barbara, é uma obra que resgata o prazer único do contato sensorial com o livro em plena virtualidade do século 21.

 

 

Até a próxima bibliófilos! E continuem lendo com a gente!