“… a evolução da cultura de um homem se evidencia nos livros que leu. Através desta cultura é possível esclarecer a história intelectual de um período, pois a formação de uma biblioteca equivale geralmente à superposição progressiva de camadas de interesse, que refletem a época através da pessoa. ” 

(Palavras proferidas pelo ensaísta e crítico literário Antônio Cândido de Mello e Souza, na inauguração da Biblioteca Central da Unicamp)

 

Crédito da foto: Leia com a gente | Gislaine Melo e Michele Lebre | Fachada BCCL

 

Nós amamos bibliotecas, e quando criamos esse cantinho “Bibliotecas pelo Mundo” nos imaginamos conhecendo bibliotecas de todas as formas, cores e tamanhos por esse mundão afora, e depois aqui compartilharmos com outros apaixonados um pouco do que vimos e conhecemos. Proporcionar troca de experiências.

Ficamos empolgadas ao pensar na extensão das possibilidades que podemos desenvolver nesse espaço, para onde podemos ir e no que podemos aprender, e nesse momento nos demos conta que nada seria melhor do que iniciarmos a nossa jornada pelo nosso local de trabalho, a UNICAMP.

Percebemos que o fato de trabalharmos dentro de uma das 29 bibliotecas que compõe o “Sistema de Bibliotecas da UNICAMP” não significa que as conhecemos de fato, e então, nos vimos tão distantes de uma realidade que nos é tão próxima.

É a partir dessa constatação que iniciamos o “Bibliotecas pela Unicamp” com o propósito pessoal de explorar e conhecer o nosso universo. A intenção é conhecer todas as bibliotecas do sistema, sendo a primeira delas a nossa própria unidade de atuação “Biblioteca Central César Lattes”.

Esperamos que todos aproveitem junto com o “Leia com a gente” o prazer dessa experiência.

 

BIBLIOTECA CENTRAL CÉSAR LATTES – BCCL

 

 

Reprodução dos croquis originais do projeto da Biblioteca Central da Unicamp elaborados pelo arquiteto Cláudio Mafra entre novembro de 1984 e janeiro de 1985.

 

 

A Biblioteca Central da Unicamp foi inaugurada em 20 de julho de 1989 pelo reitor Prof. Dr. Paulo Renato Costa Souza. Em 2006 passou a se chamar Biblioteca Central César Lattes,  em homenagem ao Prof. Dr. Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, ilustre físico brasileiro, que ficou famoso pela co-descoberta da méson pi, trabalho fundamental para desenvolvimento da física atômica.

O prédio da BCCL foi projetado em 1986 pelo arquiteto Cláudio Mafra, profissional especialista na construção de bibliotecas. O arquiteto declarou que se inspirou em criar um edifício “…para uma universidade conhecida por estar na vanguarda da pesquisa e por representar uma posição mais arrojada em termos de administração e de relacionamentos internos”, possuindo, ainda, “ um aspecto sóbrio, imponente e leve, que fosse um natural ponto de encontro, onde os espaços de estudos e debates pudessem ser valorizados. (MAFRA, 1986)

 

Prédio da Biblioteca Central da Unicamp: em 1985 (construção) e 2018 (atualmente).

 

A biblioteca está localizada numa das áreas mais movimentadas do campus, tornando-a  ponto de encontro de estudantes e pesquisadores de cursos diversos. A Biblioteca Central é onde acontece o convívio entre os estudantes de diferentes áreas de estudo.

A BCCL atende a comunidade interna da universidade (docentes, discentes, funcionários e pesquisadores). E também, toda a comunidade externa, que pode fazer consultas locais, e utilizar os espaços para estudo e interação. A biblioteca abriga ainda exposições e apresentações culturais. Há também contação de histórias para crianças.

 

Crédito da foto: Leia com a gente | Gislaine Melo e Michele Lebre | Galeria de Artes e áreas de exposição

 

A biblioteca conta também com um Laboratório de Acessibilidade que tem por objetivo atender usuários com necessidades especiais, a partir da utilização de tecnologias que permitem autonomia e inclusão na vida acadêmica.

Crédito da foto: Leia com a gente | Gislaine Melo e Michele Lebre | Banco de dissertações e teses e Acervo bibliográfico

 

Procuramos mostrar nesse post cada cantinho da biblioteca que é “nossa casa”, por isso tiramos muitas fotos. Como não caberiam todas nesse espaço fizemos uma apresentação em vídeo, que vocês podem conferir abaixo.

Esperamos que gostem de conhecer um pouquinho a Biblioteca Central da Unicamp e aguardem pelos próximos posts, porque vem muito mais #BibliotecasPelaUnicamp por aí!

Até a próxima e continuem viajando pelas bibliotecas com a gente!

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

  1. MARQUES, Alfredo (Ed.). Cesar Lattes 70 anos: a nova física brasileira. Rio de Janeiro: CBPF, 1994. 212 p.
  2. SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP (Campinas). Biblioteca Central: 20 anos. 2009. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/bccl20anos/bccl20anos.html >. Acesso em: 09 mar. 2018.