Olá Bibliófilos!

Se tem um tema que sempre chama minha atenção – seja nos livros, em séries ou filmes – é tudo que diz respeito a viagem no tempo. Eu simplesmente adoro mergulhar em histórias onde é possível voltar ao passado ou viajar para o futuro. Gosto de imaginar o que aconteceria se fosse possível mudar determinados fatos históricos, impedir algum acontecimento ou poder observar a história sendo escrita no momento em que aconteceu. Aha, eu com certeza não pensaria duas vezes se tivesse a chance de entrar numa máquina do tempo, afinal se existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia, então por que não viajar no tempo?

E por gostar tanto do tema, acabo consumindo muito entretenimento sobre o assunto. Já li muitos livros com essa temática, acompanho séries cujos personagens são viajantes do tempo e claro, assisto muitos filmes que abordam o assunto. E é sobre filmes que eu quero falar nesse post.

Como amante do tema tenho uma lista gigante de indicações para fazer! Mas tenho que selecionar alguns então separei 5 filmes muito bons sobre viagem no tempo que eu assisti e que recomendo! Aha, e para ficar fácil de encontrar minha seleção está disponível na Netflix!

Bora conferir?

 

A Máquina do Tempo (The Time Machine) | 2002 | Gênero: ficção-científica

 

Cena do filme: A Máquina do Tempo

 

Alexander Hartlegen é um cientista que acredita piamente que seja possível viajar no tempo. Após sua namorada Emma ser assassinada, ele decide então passar da teoria à prática e consegue construir uma máquina do tempo. Só que, ao testá-la, Alexander viaja mais de 800 mil anos rumo ao futuro, onde encontra o planeta Terra sendo dominado por duas raças distintas: os Morlock e os Eloi.

Esse é um clássico. Se você gosta do assunto ou pretende se aventurar em produções sobre viagem no tempo, por favor, assista ! O filme é uma adaptação do livro homônimo de H. G. Wells, simplesmente um dos maiores nomes da ficção científica. Vale cada minuto.

 

Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris) | 2011 | Gênero: comédia romântica

 

Cena do filme: Meia-noite em Paris

 

Gil  sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez, e dos pais dela, John e Helen. John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Aqui temos uma abordagem diferente sobre a viagem no tempo. É uma comédia romântica na qual o protagonista passa por uma crise existencial e encontra um alento para suas frustrações tendo encontros com grandes escritores do passado ao embarcar em um misterioso carro todas as noites. Imagine se de uma hora para outra você pudesse encontrar seus grandes ídolos que já se foram? Interagir com eles e ouvir seus conselhos? Pois é, são os benefícios da viagem no tempo…

 

Donnie Darko (Donnie Darko) | 2001 | Gênero: suspense

 

Cena do filme: Donnie Darko

 

Donnie  é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encoraja a realizar brincadeiras cruéis e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

Este é um daqueles filmes que você ama ou odeia, mas vale a pena tentar. Talvez ele pareça confuso num primeiro momento, mas a intenção é justamente essa, então persista. Um clássico, faz seus miolos ferverem mas é sensacional. Assista.

 

De volta para o futuro – trilogia (Back to the Future) | 1985 | Gênero: aventura

 

Cena do filme: De volta para o futuro

A história acompanha as aventuras de Marty McFly, que acidentalmente viaja para o passado ao tentar fugir de bandidos que perseguiam o dr. Brown. Sem querer ele acaba se intrometendo na vida de seus próprios pais quando jovens, o que coloca em risco sua própria existência. Nas continuações Marty precisa lidar com as alterações no presente causadas por mudanças no passado, o que faz com que visite o futuro (De Volta Para o Futuro 2) e também o Velho Oeste (De Volta Para o Futuro 3).

 

Ícone do tema, quando se fala em viagem no tempo, fatalmente chegaremos a trilogia De volta para o futuro. Tenho um amor especial por essa série, acho que foi o meu primeiro contato com a viagem no tempo (me lembro de ainda criança ter ficado encantada quando assisti). É o tipo de filme que você vai querer assistir, assistir de novo, e de novo….. Absolutamente obrigatório para quem curte o assunto!

 

O homem do futuro (nacional) | 2011 | Gênero: Comédia/Romance

 

Cena do filme: O homem do futuro

 

João/Zero  é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena, uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

 

Por último temos um filme nacional! Nessa divertida história protagonizada por Wagner Moura temos como mote principal a questão do paradoxo temporal (muito semelhante aos filmes da franquia De volta para o futuro) mas isso não tem muita importância, pois o filme entrega uma história interessante e que vale a pena assistir.

 

Eu teria muitos outros filmes para indicar a vocês, mas prometo voltar a esse tema em outros posts, afinal amo o assunto! Mas e vocês, tem alguma sugestão de filmes bacanas sobre viagem no tempo? Compartilhe nos comentários, adoro novas indicações!

 

Até a próxima bibliófilos e continuem lendo ( e assistindo) com a gente!