Olá Bibliófilos,

 

Eu acompanho Once Upon a Time desde sua estreia e apesar dos altos e baixos é uma das minhas séries preferidas. Para quem não assiste, a trama gira em torno de vários personagens de contos de fadas que foram trazidos para o mundo real e tiveram suas memórias originais roubadas por uma maldição. Ao longo das 7 temporadas acompanhamos Branca de Neve, Príncipe Encantado, Rainha Má, Bela, Rumplestiltskin, Robin Hood, Capitão Gancho e praticamente todos os demais heróis e vilões que você já ouviu falar vivendo entre o mundo real e o dos contos de fadas.

 

Num primeiro momento pode parecer uma série bobinha, mas não é. Além de encantadora ela nos traz as lições morais que permeiam os contos de fadas originais, mas adaptados ao nosso tempo e sob outra ótica. São lições que nos levam a reflexão e servem para todas as idades. Separei algumas para compartilhar com vocês!

 

1. Você é responsável por suas escolhas

 

“Ninguém decide meu destino, a não ser eu.” (Bela)

 

 

De todos os personagens de OUT, a Bela é a que mais lutou por suas escolhas, sejam elas boas ou más. Bela errou, acertou, machucou pessoas que amava, machucou a si mesma, mas no fim das contas ela tomou as rédeas do seu destino e assumiu suas decisões. A vida é assim, nós precisamos fazer escolhas e assumir a responsabilidade por elas. Podemos (e vamos) tropeçar pelo caminho, mas isso faz parte do aprendizado, mas não devemos deixar que outras pessoas decidam nada por nós. Você é dono do seu destino.

 

 

2. Lute pelas coisas que quer e pelo que acredita

 

“Um homem que não é capaz de lutar pelo que quer, merece o que recebe.”

(Capitão Gancho/Killian)

 

 

Aha… o Capitão Gancho…. além de lindo é um poço de determinação. Lutou muitas batalhas, perdeu algumas, mas nunca desistiu do que queria (principalmente da Emma!). Sua determinação em vencer seu lado sombra conseguiu transformá-lo de vilão em herói. A lição que fica é essa: lute e seja determinado pois só assim você terá as vitórias que deseja.

 

 

3. Sinta medo, mas não deixe que ele te paralise

 

“A única maneira de superar o medo, é enfrenta-lo.” (Rainha Má/Regina)

 

 

Todos nós sentimos medo. Medo de sofrer, medo de arriscar, medo de errar. Sentir medo é algo normal e acontece com todo mundo, mas como diz a Rainha Má em várias situações: é preciso enfrentá-lo. Quando fugimos de algo que nos assusta corremos o risco de ficar paralisados e consequentemente não conseguimos resolver a situação, o que só vai gerando mais sofrimento. Regina pode ter muitos defeitos, mas no decorrer da série nos mostrou que é possível enfrentar seus piores pesadelos e conseguir superá-los.

 

4. Nunca perca a esperança

 

“Acreditar ao menos na possibilidade de um final feliz é uma coisa muito poderosa.”

(Branca de Neve/Mary Margaret)

 

 

 

Se o assunto é acreditar e ter esperança a Branca de Neve com certeza está envolvida. Mary Margaret (Branca) é a pessoa que sempre traz consigo uma palavra de esperança e encorajamento. Na vida real manter o pensamento positivo e ter fé de que as coisas vão dar certo só nos traz benefícios e nos encoraja a continuar tentando. E é essa a mensagem que a Branca nos passa o tempo todo.

 

5. Acredite nos seus sonhos

 

“Você pode fazer o que quiser, desde que possa sonhar com isso.”

(Rumpelstiltskin/Mr. Gold)

 

 

Rumpelstiltskin é aquele vilão que amamos odiar! Ele é mau, afinal é o Senhor das Trevas, mas apesar disso tem seus momentos de reflexão. Rumple (para os íntimos!) sabe praticamente tudo a respeito de magia, maldições e antídotos para qualquer coisa e justamente por ter tanto conhecimento sabe melhor que ninguém o poder e a força que um sonho tem. Todos nós temos alguns sonhos e o primeiro passo para realizá-los é simples: acreditar neles!

 

Se você não ainda não assiste Once Upon a Time que tal começar agora? As 7 temporadas estão disponíveis na Netflix!

 

 

Até a próxima!